Cientistas suíços descobrem nova parte do corpo humano

 


Cientistas suíços encontraram uma nova parte interna do músculo masseter, localizado entre a mandíbula e as maçãs do rosto, e que nos permite mastigar alimentos sólidos.

A nova parte do músculo foi batizada de seção coroide (Musculus masseter pars coronidea), de acordo com o portal Galileu.

O arranjo das fibras musculares estudadas indicou que a seção coroide ajuda na estabilização da mandíbula, segundo a pesquisa. A descoberta pode mudar o que a pesquisa anatômica dos últimos 100 anos deixou em aberto.

De acordo com a pesquisadora Szilvia Mezey, líder do estudo, o arranjo das fibras musculares estudadas indicou que a seção coroide ajuda na estabilização da mandíbula. E ainda parece ser a única parte que pode puxar a mandíbula para trás, em direção à orelha. “Esta seção profunda do músculo masseter é claramente distinguível das duas outras camadas em termos de seu curso e função”, ela acrescenta, em comunicado.

Estudos de anatomia e livros didáticos anteriores já discutiam a existência de uma terceira parte que constituísse o masseter. A edição de 1995 do atlas anatômico Gray's Anatomy, por exemplo, descrevia que o músculo tinha três camadas.

Contudo, até agora, havia muita contradição sobre o assunto. Pesquisas do início dos anos 2000 também citavam as três camadas, mas, na prática, ainda dividia-se o músculo em somente duas, concordando com outras descobertas-padrão da época. fonte revistagalileu

Postar um comentário

0 Comentários